A lei Municipal de número 984, de 27 de dezembro de 1976, revoga a lei Municipal n.º 324, de 25 de novembro de 1958, que instituía na época o “Brasão Municipal”. Conforme o texto da nova lei, embasado no seu art. 1.º, são símbolos do município: a) A Bandeira Municipal; b) O Hino Municipal; c) O Brasão Municipal.
A bandeira Municipal e o Brasão Municipal são de autoria do heraldista prof. ARCINÓE ANTONIO PEIXOTO DE FARIA. Seguindo a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, a Bandeira Municipal de Itaqui obedece a essa regra, sendo por opção “esquartelada em cruz”, lembrando nesse simbolismo o espírito e origem cristãos do seu povo. O Brasão aplicado na Bandeira representa o Governo Municipal, e o losango branco onde é contido representa a própria cidade “sede do Município”; a cor branca é o símbolo da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre faixas vermelhas que esquartelam a Bandeira, representam a irradiação do poder Municipal, que se expande a todos os quadrantes de seu território; a cor vermelha é o símbolo da dedicação, amor-pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis verdes, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território do Município; a cor verde é símbolo da honra, civilidade, cortesia, alegria, abundância; é a cor simbólica da esperança e a esperança é verde porque lembra os campos verdejantes, fazendo esperar copiosas colheitas.
Brasão de Armas de Itaqui conserva os elementos essenciais do Brasão instituído pela Lei Municipal n.º 324, de 25 de novembro de 1958.
O Brasão Municipal é assim descrito: “Escudo Samnítico inclinado pela coroa mural de seis torres, de argenta, e iluminada de goles. Em campo de sínopla posta em abismo, à cruz da Lorena episcopal de jalde, ladeada por espadas de argenta, postas em aspas. Ao termo, aguado de argenta e ondado de sínopla, tendo brocante uma âncora de golpes, cordoada de sable. Como apoios do escudo, à destra e sinistra, hastes de feijão-soja e arroz ao natural, entrecruzadas em ponta, sobrepostas de um listel de goles, contendo em letras argentinas o topônimo – ITAQUI -, ladeado pelos símbolos – 1837 e 1858. pendentes da ponta do escudo, uma buzina de caça, estilo boiadeiro, de jalde”
Hino Municipal de Itaqui
Itaquiense