Vereadores solicitam apoio para instalação do Hospital Público Federal Regional
Solicitação foi encaminhada ao Dep. Federal Paulo Pimenta
PUBLICADO EM 21/11/2011 - 10:01

Na Sessão Plenária do dia 16 de novembro foi aprovada moção de autoria dos Vereadores Éber Escobar, Aline Coffi e Sérgio Motta, endereçada ao Deputado Federal Paulo Pimenta, Líder Bancada Gaúcha Congresso Nacional, requerendo instalação de um Hospital Federal Regional na cidade de Uruguaiana. Justificando o pedido, os vereadores afirmaram que a instalação de um Hospital Federal Regional na cidade de Uruguaiana se faz necessária para atender as demandas locais e regionais de saúde, preventiva e curativa, de média e alta complexidades, prestando-se ainda para estágios qualificados dos estudantes da UNIPAMPA, CNEC, SENAC e UNOPAR dos cursos da área de saúde. A ausência de solução definitiva para as constantes crises na saúde pública, impõe aos pacientes e em especial os mais carentes, doentes crônicos e transplantados, sofrimento desumano, onde a maioria dos atendimentos de média e alta complexidades de Uruguaiana e região, são resolvidos com transferências de pacientes para as cidades de Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre, com grandes despesas para os municípios e sofrimento aos pacientes e seus familiares. A população dos municípios da fronteira oeste, área de abrangência do projeto, ultrapassa a 483.000 habitantes, sem considerar a população flutuante.