Com o intuito de orientação e esclarecimento aos cidadãos, a Câmara de Vereadores de Itaqui, divulga abaixo, informações sobre como proceder em determinadas situações, que beneficiam a população. 1º – Emitir cópias de documentações em Cartório Para tirar uma cópia de certidão de nascimento ou casamento, não é mais necessário ir até um cartório, basta acessar o cartório eletrônico. Nele se pode resolver essas e outras burocracias, 24 horas por dia, on-line. Também podem ser solicitados pela internet cópias de certidões de óbitos, imóveis e protestos. Para realizar o procedimento, basta acessar o site www.cartorio24horas.com.br, escolher a opção desejada, imprimir o boleto e pagá-lo. O documento chegará por Sedex. 2º – Documentos Roubados Pessoas que tiveram seus documentos roubados ou furtados, regida pela Lei 3.051/98, têm direito à gratuidade na emissão da 2ª via das seguintes documentações: Habilitação, Identidade (RG), Licenciamento Anual de Veículo. Para receber o benefício é necessário apresentar o boletim de ocorrência. 3º Multa de Trânsito Com base no Art. 267 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que for multado por infração leve ou média, não for multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar a multa. Basta encaminhar-se ao DETRAN e solicitar o formulário para converter a infração em advertência. É necessário apresentar uma cópia da Carteira Nacional de Habilitação e a notificação da multa. Em trinta dias será encaminhado pelo Correio a advertência por escrito. O motorista perde os pontos na carteira, porém, não paga a multa.