Câmara de Vereadores de Itaqui participa do "Debate dos 30 Povos" na cidade de La Cruz na Argentina.
Vereador César Klein representou a Câmara de Itaqui no Conselho Trinacional de Governos Missioneiros.
PUBLICADO EM 16/08/2018 - 11:24

Na manhã de ontem (15) aconteceu na cidade de La Cruz, Província de Corrientes na Argentina o "Debate dos 30 Povos Missioneiros Guaranis" incluindo as cidades da Argentina, Brasil e Paraguai organizado pelo Conselho Trinacional de Governos Missioneiros. Na Comitiva Itaquiense estavam presentes o Vereador César Klein (PP) representando o Poder Legislativo e integrante do Conselho, o Vice-Prefeito Marcio Palma, o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Claúdio Flain e sua Adjunta Maritza Rossi que foram representando o Poder Executivo além do Historiador Itaquiense, Sr. Jesus Pain. O Objetivo do Conselho é fomentar o turismo na região dos 30 municípios nos três países incentivando a cultura entre os povos, o desenvolvimento das cidades com seus pontos turísticos, rede hoteleira, restaurantes etc. A grande nação Missioneira passará a se encontrar com o propósito de recuperar os valores de seus ancestrais que permitem desenvolver a harmonia entre o homem e a natureza para o bem de toda a humanidade com ações conjuntas contribuindo também com as causas ambientais tanto nas zonas urbanas quanto rurais, proteger o Acuifero Guarani, pois trata-se de um recurso de alto significado para a vida humana e esta "abaixo de nossos pés" como disse a Presidente do Conselho, Sra Mirian Arce. O Conselho foi dividido em quatro "micro-regiões", sendo elas; de Corrientes, do Brasil, do Paraguay e a de Paraná de Missiones que farão encontros periódicos a cada três meses por seus Coordenadores Políticos e Presidentes das micros-regiões e mensalmente pelos Secretários de Turismo dos municípios com intuito de arrecadar verbas com emendas para fomentar o turismo entre outros assuntos. Segundo informou o Prefeito da cidade de Entre-Ijuís, Sr. Brasil Sartori em breve estarão recebendo do Governo Federal uma emenda no valor de R$ 711.000,00 mil reais para ser usada na sinalização de toda a rota turística da região missioneira no Rio Grande do Sul. O próximo encontro da micro-região brasileira pertencente ao Conselho será no dia 12 de Outubro na cidade de São Miguel das Missões.