Câmara de Vereadores de Itaqui é uma das mais transparentes do Estado
15º entre 315 Câmaras de Vereadores avaliadas
PUBLICADO EM 06/10/2011 - 12:32

Na divulgação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no dia 04 de outubro, do estudo de avaliação dos Portais das Prefeituras e Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul, a Câmara de Vereadores de Itaqui foi apontada pelo TCE como a 15ª Melhor colocada no ranking das Câmaras mais transparentes do Estado. O levantamento, feito pelo TCE em todos os Poderes Executivos e Legislativos municipais, teve o objetivo de “verificar as informações disponíveis nos respectivos Portais, acerca de quadro de pessoal, concursos públicos, licitações, obras, execução orçamentária e financeira, estatísticas sobre gastos com educação, saúde, legislação, estrutura organizacional e notícias veiculadas”. O site da Câmara de Vereadores de Itaqui (www.camaraitaqui.rs.gov.br), foi criado no ano de 2008 na Gestão do Presidente Hildebrando dos Santos, no ano seguinte (2009) manteve-se desativado, sendo reativado e reformulado no ano de 2010 na Gestão do então Presidente Éber Escobar de Almeida e atualmente o Presidente Lauro Luiz Hendges dá seguimento ao trabalho com responsabilidade e compromisso à comunidade itaquiense. Para um melhor acesso e entendimento, as diárias, postadas mensalmente, são individualizadas, informando, qual Vereador viajou; o número de diárias utilizadas; seu destino; a justificativa para a viagem e a data de saída e retorno de cada Vereador. Assim, quem tiver interesse em verificar os valores de cada viagem, basta realizar o cálculo a partir das informações e valores encontrados no site, especificados de acordo com a legislação referente às diárias (Resolução nº 169/08), verificando os valores nos Cargos e Remunerações respectivas. Segundo o Presidente Lauro, um dos princípios fundamentais da Administração Pública é a transparência dos atos por ela realizados, o que é feito através da ampla divulgação destes, sejam eles do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário. Disse ainda que: "na atual situação em que se encontra o País, onde o povo clama por justiça social e ética, a Câmara de Vereadores de Itaqui, dá um importante exemplo para que a população tenha acesso a todas as ações que os vereadores realizam em prol da comunidade". Foram avaliados 752 órgãos, entre estes 315 Câmaras de Vereadores, sendo que a de nosso município ficou em 15º lugar juntamente com a C.M. de Bozano, C.M. de Brochier, C.M. de Camaquã, C.M. de Pelotas, C.M. de Salvador do Sul, C.M. de Vacaria e C.M. de Victor Graeff.